Que tal conhecermos um pouco melhor os equipamentos usados no trabalho dos intérpretes? Vamos começar por um equipamento essencial para a tradução simultânea e que pode ser considerado o coração da cabine: a central de intérprete, ou CI.
É através dela que o áudio original do auditório chega aos ouvidos dos intérpretes, e a tradução captada pelos microfones, aos ouvidos da plateia. Além disso, ela permite que os intérpretes tenham controle sobre diversos fatores da interpretação: podem escolher se vão ouvir o áudio do auditório ou de outra cabine, caso seja necessário usar o relay, controlar o volume do que ouvem, qual o canal de saída da tradução (essencial quando é necessário alternar entre idiomas, como em sessões de perguntas e respostas).
Ela também permite controlar outra questão essencial: a troca de turnos entre os intérpretes. Usando uma chave ou botões, é possível mudar qual microfone está ativado, o que permite que os profissionais se alternem no trabalho, geralmente em intervalos de 15, 20 ou 30 minutos. Há também o chamado “botão da tosse”, que corta o áudio do microfone enquanto estiver pressionado, e pode ser usado caso haja algum ruído na cabine (por exemplo, caso o intérprete tussa, como já sugere o nome).
Algumas CIs contam com recursos adicionais, como potenciômetros de grave e agudo, permitindo que os intérpretes tenham controle sobre a equalização do som que chega na cabine. Alguns modelos permitem selecionar entre diversos canais de entrada e saída de áudio, e há também alguns com saída para luminárias, para melhorar a visibilidade de papeis e documentos dentro da cabine.
As centrais de intérprete, bem como alguns dos outros equipamentos usados pelos intérpretes, têm seus padrões técnicos definidos na Norma Técnica ISO 20109:2016. Outras especificações podem ser encontradas nas normas ISO 2603:2016 e ISO 4043:2016, que determinam os padrões técnicos de cabines fixas e móveis, respectivamente.
Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre algum outro equipamento usado pelos intérpretes? Deixe seu comentário abaixo!